h1

Netscape Chega ao Fim com Encerramento do Suporte

sábado, mar 1, 2008 - 13:35

9961-lloydbanks-netscape.pngA partir de hoje, 1º de março, está oficialmente encerrado o suporte ao Netscape, o navegador que, lançado comercialmente em 1994, ajudou a popularizar a Internet. O Netscape Navigator, atualmente propriedade da America On Line, chegou a ser usado por mais de 90% dos internautas por volta da metade dos anos 90, mas perdeu terreno para o Internet Explorer, da Microsoft. Hoje, de acordo com a Net Applications, detém apenas 0,6% deste mercado.

O fim do suporte significa que não haverá mais correções de falhas de seguranças nem serão oferecidas quaisquer melhorias às pessoas que navegam pela web usando o Netscape. A AOL recomendou aos usuários que passem a utlizar o Firefox ou o Flock, que são construídos com tecnologias similares às do Netscape.

“Acho que representamos a esperança do que foi o Netscape”, disse Mitchell Baker, da Fundação Mozilla, que coordena o desenvolvimento do Firefox, à BBC. Baker foi um dos primeiros funcionários da Netscape em 1994.

“O Netscape teve um papel-chave ao pegar todos aqueles zeros e uns – este ambiente tão técnico e acadêmico – e dar-lhe uma ínterface gráfica de usuário na qual qualquer pesso poderia ficar online e consumir informação”, disse Shawn Hardin, presidente e CEO do Flock, um navegador social voltado aos sites da web 2.0. “Era como se a Internet e o Netscape fossem realmente a mesma coisa”, completou.

Guerra dos browsers
O Netscape foi criado por Marc Andreessen que, em 1993, liderava um projeto na Universidade de Illinois, Estados Unidos, procurando criar um software que permitisse aos cientistas navegarem pelos trabalhos e páginas uns dos outros. O nome desse software era Mosaic.

Em 1994, Jim Clark juntou-se a Andreessen e criaram a Fundação Mosaic (que depois se transformaria na Netscape). Em dezembro do mesmo ano, a Netscape Communications Corporation lançou a primeira versão do Netscape.

Em 1995 chegou ao mercado o Internet Explorer, da Microsoft, logo integrado ao seu sistema operacional Windows, presente em mais de 90% dos computadores em todo o mundo. A Netscape reagiu e processou a Microsoft, dando início à primeira “guerra dos browsers”. Mas o navegador da empresa de Bill Gates foi ganhando terreno e hoje, o Internet Explorer domina o mercado com 80% de market share.

Em 2003, a Apple lançou seu navegador Safari. No ano seguinte, os internautas conheceram o navegador de código aberto Firefox, da Fundação Mozilla – que recentemente comemorou a marca de 500 milhões de downloads em todo o mundo. Ele é o principal concorrente do Internet Explorer, principalmente na Europa, de acordo com a BBC. Em países como a Finlândia, chega a ser o navegador mais popular.

A Netscape foi vendida à America On Line em 1998. Agora, dez anos depois e sem grandes aperfeiçoamentos ao longo deste tempo, o Netscape chega ao fim. “Enquanto a equipe da AOL investiu muito tempo e energia para reviver o Netscape Navigator, esses esforços não foram bem-sucedidos em ganhar mercado do Internet Explorer da Microsoft”, escreveu Tom Drapeau no blog da Netscape no ano passado, quando foi anunciado pela primeira vez o fim do browser.

Futuro
Na última semana, os usuários do Netscape receberam uma mensagem de alerta avisando sobre o fim do suporte ao navegador. “Devido ao foco de negócios atual da AOL, o suporte ao Netscape será descontinuado em 1º de março de 2008”. E sugeria o uso do Firefox ou do Flock.

Muitos usuários não ficaram felizes por ter que trocar de browser, como expressam diversos posts no blog da Netscape. “Estou triste. O Flock ainda tem muito o que melhorar e não gosto da interface do Firefox. Sou um órfão”, diz um dos deles.

Outros que se manifestaram no blog, predizem que o browser terá um retorno. “O Netscape é um navegador maravilhoso, e continuará a ser no futuro”, escreveu um dos fãs. “Bem, estamos em primeiro de março e o fim chegou, vamos torcer para que alguém possa ressuscitar a marca Nestacape num futuro próximo”, dizia o último recado, postado na manhã deste sábado.

One comment

  1. […] Fontes: Terra Tecnologia DeskWin Ajuda […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: